País 11 (09 a 15/setembro/2015) – Conhecido pelo Alpes suiços, a Suiça é um dos países mais organizados do mundo. Sua moeda, assim como Liechtenstein, é o Franco Suiço que atualmente está 1 para 1 com o Euro mas até pouco tempo atrás era 1 para 1,3 Euro. Zurique e Genebra, abrigam os maiores bancos do mundo, considerado por muitos, o lugar mais seguro para manter seu dinheiro. Possui 3 línguas oficiais, o alemão, o francês e o italiano, e seu território sempre se manteve neutro durante as guerras mundiais. As cidades que conhecemos foram: Zurique, Lucerne, Vadoz, Chur e Basel.
Zurique – Localizada no nordeste suíço, é a maior e mais importante cidade do país, sede de bancos, seguradoras, instituições financeiras e empresas, atraídas pelos menores impostos, além da privacidade. Possui o lago de Zurique para a pratica de esportes ”dentro” da cidade. É possível conhecer boa parte da cidade andando mas os trens de superficie atendem toda a cidade. Existem varios restaurantes, bares e casas noturnas. A cada esquina uma historia tambem…
TOP 3 “coisas” para se fazer:
Lindenhof e cidade antiga – antigo local do castelo romano é possível avistar boa parte da cidade e apreciar o por do sol. A caminhada pela cidade antiga é simples e cheio de lojas, restaurantes e bares. Bem tipico e vale a pena conhecer um pouco da história da igreja. (free, 1h)
Zeughauskeller – restaurante bem tipico da região (muito parecido com as cervejarias alemãs). Fica na cidade antiga, proximo a varios bares e está sempre lotado. Fomos com um nativo que nós conhecemos no Rio de Janeiro e nosso ”host”. O prato sugerido é uma linguiça de 1,00 metro e uma massa com cebola. Varias cervejas artesanais completam o cardápio. Vale a pena!!! (50 euros, 3h)
Lucerna – cidade localizada a 50km de Zurique. Abriga uma das montanhas mais visitadas dos Alpes, dizem até que é o local mais fotografado da Suíça por possuir a ponte de madeira coberta mais antiga do mundo. Vale um dia nessa cidade rodeada pelos Alpes e pelo lago. No verão esportes aquáticos, mountain bike, downhill, caminhadas, passeios pelo lago. E no inverno esportes “de inverno”. Existe um passeio que a pessoa inicia de barco, passa para um teleférico, chega na estação dos Alpes e desce de teleférico e ônibus, por´m custa 170 Francos suíços. (1 dia, 200 euros)