China – (País 14 – 15/out/15 a 14/nov/15) – O país mais populoso do mundo (1,4bi de pessoas) é um dos países que mais dias decidimos ficar. O objetivo aqui é trabalhar no desenvolvimento de fornecedores e compradores para o mercado brasileiro. A cidade de Guangzhou abriga a maior feira de exportação do mundo e as possibilidades são imensas por isso optamos por 21 dias nesta cidade. O crescimento anual deste pais chega a impressionar todo o mundo e queremos presenciar e viver isso um pouco. As cidades escolhidas para as visitas foram: Guangzhou, Shenzhen, Shanghai, Changsha, Pequim e Dalian.
TOP 3 “coisas” para se fazer:
Guangzhou
Feira de Cantão (Canton Fair) – 2x no ano (abril e outubro) acontece a maior feira de importação e exportação do mundo. Qualquer pessoa, de qualquer area, de qualquer pais no mundo, deve vir a essa feira para entender um pouco do mercado mundial. É de grande importância ter um foco, pois senão a pessoa se perde, se cansa e acaba não tendo uma boa impressão.
Torre de Cantão (Canton Tower) – a 4ª maior estrutura livre do mundo, com 600m, é o cartão postal da cidade e fica na margem do rio que atravessa a cidade. Ao longo do mesmo é possível correr, ou melhor, tentar correr, em uma pista de 12km. Principalmente durante a noite, a margem do rio fica entupida (literalmente) de pessoas dançando, praticando artes marciais, caminhando, andando de patins, comendo…Enfim, a mais pura China!
Feira de Haizhou – esta pequena feira na região de Haizhou, não tem nome, mas é sem duvida alguma, o que entendemos como China. Um local limpo, varias lojas, vários restaurantes locais (comida bem diferente), muitas pessoas, ninguém falando inglês, mas onde se resolve tudo. Caso decidam ir lá entre em contato conosco pois não é fácil de achar. A estação mais próxima é a Sun-Yat-University saida B. Saia a direita, vire a direita, esquerda, atravesse um pequeno lago e caminhe mais 7minutos no sentido do fluxo!
Shanghai
French Concession – uma area concedida aos franceses ate o inicio do século passado. Era a principal area comercial da cidade e ainda hoje continua sendo como uma das principais. Era também um bairro residencial a a base da difusão católica. Atualmente, alem das grandes lojas, abriga shoppings, teatros, bares e é um dos principais pontos turísticos. Vale a pena comer um varios “espetinhos”! (free, 1 dia)
Pudong Area – uma região nova do lado leste do rio Huangpu, na estação “Lujiazui”. Há 15 anos atras eram apenas fazendas e o governo resolveu investir dando isenções fiscais, o que a tornou uma das areas mais desenvolvidas da cidade, sendo o principal centro financeiro da China. Varios arranha-ceus, uma torre e muitos turistas. (free, 4h)
Yyyuan Garden – um antigo e belo jardim construído nos anos de 1500’s para o pai do então imperador. É algo bem tipico chines, incluindo as construções com suas arquiteturas e distintas areas dentro de um mesmo jardim. (free, 3h)
Pequim
Cidade Proibida (The Forbidden city) – uma outra cidade dentro de Pequim. Até o inicio do ultimo século era a residencia da familia imperial chinesa. Apenas a familia e os funcionarios tinham autorização para entrar, e caso algum outro tentasse, era morto na frente de todos. Atualmente é um museu que mostra como era dividida esta “cidade”, varias salas com objetos da epoca e muita historia. (7USD, 4h)
Muralha (The Great Wall) – um das maravilhas do mundo. Este muro foi construido para proteger a China na epoca do feudalismo. Sua extensão impressiona, 21 mil km, e a obra em si durou anos, em função da dificuldade de acesso, da necessidade de trabalhadores, etc. Vale a visita no ponto mais proximo de Pequim, uma vez que é o que os chineses vao, e o mais barato. (4USD, 1 dia)
Hutong – as famosas arruelas e becos da cidade. Caminhando pela cidade antiga, proximo a estacao de Wangfujing. Entre nessas pequenas arruelas e procure entender como funcionam a vida dessas tipicas familias chinesas. Na regiao é famosa a Wangfujing Snack Street, onde encontrara os famosos “bichos” para comer. Mas tente evitar essa rua e caminhe pelas outras! (4h, free).