(País 1 – 23 a 28/jul/15) – A Bélgica fora escolhida o país número 1 pelo simples motivo da Tomorrowland, a maior festa do mundo. De qualquer maneira chegamos em Bruxelas para degustar das famosas cervejarias e fomos para a Antuérpia, o principal porto do país. Detalhe é que a Bélgica faz parte dos Países Baixos, ou seja, ficam abaixo do nível do mar e por isso são tão desenvolvidos na questão ”mar”.
Bruxelas – A primeira chegada e logo na entrada não tivemos problema nenhum na alfândega. Como experiente viajante também não conversamos muito e apenas mostramos nossa hospedagem e informamos a data de saída da Bélgica (recomendamos possuir em mãos a hospedagem no país em que está entrando e o próximo). De qualquer maneira não estávamos fazendo nada de errado pois a União Europeia (UE) permite que brasileiros fiquem até 90 dias dentro de 180.
Top 3 coisas para se fazer em Bruxelas:
- Grand Place e arredores – praça principal que mistura historia e arquitetura. Inicialmente era uma feira no seculo 11 e depois foi edificada para os nobres da cidade. A cada 2 anos em agosto, a praça é revestida por um tapete. Nos arredores encontra-se o Manneken pis, literalmente uma estátua de um mijão de bronze (free, 3h).
- Parque da cidade e Atomium – uma espécie de parque olímpico onde voce encontra a sede do Comite Olímpico da Belgica, um estádio, uma pista de atletismo, uma area destinada a shows e eventos e um conjunto de átomos de aço inox com altura de 100m que foi construído para a feira mundial de 1958 (Expo 58). (free, 4h)
- Tomar uma cerveja belga – as 1500 cervejas belgas são conhecidas mundialmente por seus variados sabores e formas. As cervejas trapistas são consideradas as mais caras do mundo (18euros, 300ml) e são produzidas pelos monges trapistas, por isso o nome. É complicado recomendar uma para quem está acostumado com Original, Skol, Brahma, mas prove qualquer uma e veja qual mais gosta. O preço varia bastante mas existem baratas e caras.
Ghent
- Cidade maravilhosa e repleta de gente bonita. Estava acontecendo um festival (The Ghent Festivities) durante toda a semana e vários cenários com música, bebidas, comida e lotado de gente (no meio da rua). Acontecem festivais durante o ano todo e com certeza vale uma visita pois este lugar nos impressionou.
Boom
- Tomorrowland – numa pacata cidade a 50km de Bruxelas, é hospedado o maior festival do mundo. Acontece na ultima semana de julho e os ingressos esgotam-se uns 6 meses antes. É literalmente um complexo, como se fosse uma cidade, onde voce vai encontrar de tudo e a toda hora. Como não tinhamos ingresso fomos para a porta, e, daquela forma “abrasileirada” conseguimos 2 ingressos (detalhe que ninguém estava conseguindo, foi algo surreal!).
Antuérpia
- Porto – um dos maiores portos da Europa e principal porta de entrada da Bélgica. Fica na região norte, Flandres. Impressiona pelos vários diques, cais, canais, petrolíferas, etc. É um complexo que atende desde pequenos barcos de passeio e/ou trabalho até grandes navios.
- Centro e Estação Central – é uma região organizada e pequena, margeada pelo rio e que possui o maior centro de comercio de diamantes do mundo (em toda esquina uma loja e 80% do comercio mundial). A estação central impressiona pela beleza e foi inclusive cenário de filme.