(País 17 – 04/dez/15 a 02/jan/16; 23/jan a 23/fev/16) – Um dos países em que mais tempo ficaremos. Em função da semelhança com o Brasil e o fato do André já ter morado neste, decidimos explorá-lo bastante. As cidades foram escolhidas conforme sua localização geográfica. E a rota foi: Sydney, Cairns, Byron Bay, Melbourne, Adelaide e Perth.
Sydney – principal cidade do país e sem duvida uma das melhores cidades do mundo para se viver.
Top 3 “coisas” para se fazer:
- Opera House e Harbour bridge – simplesmente caminhe por essa área (free, 1 dia)
- Bondi Beach a Coogee Beach – em torno de 6km de caminhada pela costa. Famosa piscina que é enchida pela agua do mar! (free, 1 dia)
- Manly Beach – pegue um ferry de Sydney Harbour, aproveite essa praia que parece aquelas praias de interior e tome uma cerveja! (5usd ferry, 1 dia)
Cairns – localizada no nordeste da Austrália e conhecida como uma das mais belas cidades do país em função de seus extensos 2000km da barreira de corais.
Top 3 “coisas” para se fazer:
- Barreira de corais – reserve um dia para esse passeio. Alem dos corais é possível avistar vários tipos de peixes e tubarões. Não é necessário possuir licença para mergulho desde que passe por um teste simples na água. Procure visitar pontos mais distantes em função dos corais mais próximos estarem poluídos e ate mortos, portanto não se deixe levar pelo preço mais barato.(150usd, 1 dia)
- Centro da cidade – caminhe pelo centro da cidade quando estiver anoitecendo e olhe para o céu! Avistará uma absurda população de morcegos sobrevoando e dormindo nas árvores! Nesta area é possível ver vários descendentes de aborígines, antigos habitantes da Oceania mas que, infelizmente, parecem viver nas ruas. Finalize fazendo um churrasco em uma das churrasqueiras publicas na piscina de frente para o mar. Se ainda quiser algo mais, vá na balada do hostel Gilligan’s, que alem de ser o melhor hostel da cidade, é também o melhor local para sair. (free, 2h)
- Port Douglas – pacata cidade localizada ha 1 hora de Cairns. Alugue um carro por um dia e no trajeto procure pelos cangurus e nade apenas nas areas demarcadas no mar. Isso acontece pois a região é famosa pela quantidade de aguas vivas no mar, que podem ate matar. (free, 1 dia)
Byron Bay – a “João Pessoa da Australia” por ser o ponto mais oriental deste país. Beleza, agitação e simplicidade fazem deste local um dos mais visitados do país.
Top 3 “coisas” para se fazer:
- Farol – o ponto mais oriental da Australia. Da cidade é uma caminhada longa de 1hora mas o visual vale a pena. Procure visitar no nascer ou no por do sol. (free, 3h)
- Centro da cidade – as varias (na verdade 3!) baladas da cidade são agitadas e com vários turistas. Leve documentação apropriada e não chegue depois das 1:30am senão não entra! (free, 4h)
- Praia e surfe – um dos vários lares do surfe e caso pratique, procure passar um bom tempo. Em algumas praias é possível surfar com os golfinhos, que literalmente pegam onda. Caso não surfe, use o caiaque! (free, 1 dia)
Melbourne – a “São Paulo da Austrália”, porem organizada, segura e pequena. Essa cidade parece ser onde tudo acontece no pais. Sede de varias empresas, do Australian Open, da corrida de Formula 1, vários casinos, rios que atravessam a cidade, enfim, uma das melhores cidades visitadas por nós.
Top 3 “coisas” para se fazer:
- 12 apóstolos – o que na verdade já foram 9 mas na atualidade são 8, são formações calcárias no meio do mar. Localizada a 2h da cidade, é o cartão postal da região de Victoria (menor dos 5 estados do país). Vá pela estrada litorânea (Great Ocean Road), aviste a paisagem, os cangurus, os vinhedos e o mar. A melhor opção é alugar um carro. (free, 1 dia)
- St. Kilda, Albert Parque, Federation Square e Jardim Botanico – praia, parque, centro e jardim, respectivamente. Durante o dia a movimentada e badalada praia de St. Kilda. No final da tarde o Albert Parque e o Jardim Botanico. A noite para a Federation Square. (free, 1 dia)
- Brunswick Street – a badalada região boemia da cidade, com bares e baladas. (free, noite)
Adelaide – a capital artística do país é uma cidade planejada, tranquila, bonita, pequena, arborizada e desenvolvida. Esta região foi lar dos aborigines por 10 mil anos.
Top 3 “coisas” para se fazer:
- Parque, Rio Torrens e Adelaide Oval – caminhe pelo jardim botânico e pela margem do rio pois encontrara paisagens muito diferentes incluindo uma ponte suspensa mas segura! O Adelaide Oval é o principal estadio do estado e abriga varios eventos esportivos e artísticos. (free, 4h)
- Gleneld Beach – considerada uma das mais belas praias da regiao e tambem uma das mais movimentadas. Agito pela manhã e noite, alem de ser uma area residencial bem procurada na cidade. (free, 1 dia)
- Centro – suas principais ruas são “Rundle Mall” e a “Hindle Street”. Vale uma caminhada por todo o centro, incluindo o mercado central, a principal praça “Victoria Square”, a biblioteca e os vários parques (free, 4h)
Perth – capital mundial da mineração e maior cidade do maior estado do país, porem apenas a 4a mais populosa. Perth é uma quente e seca, com umidade da ordem de 10% durante o verão. É também um canteiro de obras, crescendo a cada dia. Um pouco ao norte está na região mais próxima do continente africano.
Top 3 “coisas” para se fazer:
- Freemantle – esta cidade próxima a Perth viveu seus tempos de gloria no século 19, quando tinha o principal porto do país e a prisão que abrigava os condenados vindos da Europa. Possui a praia mais bonita da cidade e abriga a cervejaria mais famosa da região, “Little Creatures”. O mar excelente para a pratica de esportes tipo o Kite Surf e o Wind Surf. (free, 1 dia)
- Kings Park e região central – o maior parque da cidade fica bem proximo ao centro e é possível caminhar por este o dia todo. Por estar em uma altitude maior é possível ver boa parte da cidade, alem do rio Swan que mais parece um mar. A pratica de esportes aquáticos é imensa mas cuidado com as aguas vivas. Pelo centro é interessante caminhar pelos prédios que fazem de Perth a capital mundial da mineração. (free, 1 dia)
- Rottnest Island – Uma ilha localizada a alguns km da cidade onde nao existem automoveis. Alugue uma bicicleta, pratique o surf, mergulhe e/ou caminhe pelos parques. Infelizmente nao tivemos o prazer de conhecer mas dizem os locais que a visita é necessária. (50USD, 2 dias)