(País 3 – 07 a 12/ago/15; 19 a 26/set/15; 29/set/15 a 11/out/15) – Alemanha é um países mais esperados por nós em função da sua história, organização e desenvolvimento. Por esse motivo vamos passar aproximadamente 20% do tempo total da Europa 1. As cidades foram escolhidas conforme sua historia e as feiras de tecnologia, que acontecem com frequência. As cidades que estão na rota são: Hamburgo, Berlim, Chemnitz, Munique, Dusseldorf, Colônia, Stuttgart, Augsburg e Frankfurt.
Hamburgo – uma das principais portas de entrada de mercadorias da Europa pois possui um dos top3 portos portos da região que compreende Bélgica, Holanda, Alemanha e noroeste da França. Provavelmente vc já deve ter visto containers com o nome “Hamburg Sud”, pois esta é umas das maiores empresas do mundo e algo que tenha com certeza já foi transportado por ali. Para variar um pouco a cidade foi 75% completamente destruída durante a 2 Guerra Mundial pelos americanos e ingleses, mas foi totalmente reconstruída.
Top 3 “coisas” para se fazer:
- Região portuária – simplesmente caminhe por essa área (free, 3h)
- Museu da Miniaturas – algo de impressionar qualquer pessoa pelas reproduções perfeitas de cidades, aeroportos, portos, estações de esqui, linhas ferroviárias subterrâneas, entre outros (9euros, 2h)
- Cervejaria HB (Hofbrauhaus) – uma das cervejarias mais famosas do país – lugar animado, pessoas dançando, comendo e bebendo. Parece que Belo Horizonte receberá a primeira filial desta em 2016 (chopp 1L – 9euros; eisbein – 10euros).
Berlim – uma das cidades mais históricas no mundo, nao só pelo muro que separava a Alemanha Oriental da Ocidental mas tambem das ações do partido Nazista, que destruiu milhares de familias. É a capital do pais, a cidade mais populosa e varias atrações turísticas por toda a cidade.
Top 3 “coisas” para se fazer:
- Muro de Berlim – o que antes era uma barreira que separava um país e varias familias, hoje é visto como um dos fatos mais importantes da historia mundial recente. Vale andar pela cidade e verificar onde o muro estava localizado, porem quase todo o muro ja foi completamente destruído.
- Memorial do Holocausto – neste local mostra-se a historia de familias que perderam tudo e foram enganadas pelos nazistas para serem levadas aos campos de concentração e câmara de gas. Vale uma visita ao campo de concentração proximo a Berlim, ou se interessar, o mais conhecido de todos, Auschwitz na Polônia.
- Portao de Brandenburgo – um dos portões que dava acesso a Berlim há séculos atrás quando a cidade ainda era pequena e circundada por um muro, uma espécie de fortaleza. Atualmente é o cartão-postal mais famoso de Berlim, e quando alguém ver alguma comemoração pela TV, pode ter certeza que é naquele local.
Munique – a capital da Bavaria e 3a maior cidade do país. Aqui acontece a Oktoberfest, é a sede de grandes empresas mundiais tais como BMW, Bayer, Allianz e Siemens. Em 1972 foi sede das Olimpiadas e onde aconteceu o conhecido Massacre de Munique, que matou 11 membros da delegação israelita.
Top 3 “coisas” para se fazer:
- Oktoberfest – nos últimos finais de semana de setembro ate o primeiro de outubro é realizada uma das maiores festas do mundo. Importante chegar cedo caso vá em grupo, senão, apenas vista uma roupa tipica e sente em alguma mesa! Cuidado com a cerveja pois o teor alcoólico é maior que o normal e só pode beber dentro das tendas das cervejarias. Festa que comemora o casamento de um principe e a princesa Therese em 1810. (free)
- Museu de Ciência e Tecnologia – este museu é um dos maiores do mundo e mostra o desenvolvimento da tecnologia em diferentes areas. Se voce é um engenheiro, é obrigado a comparecer! (1 dia, 8 euros)
- Englischer Garten – este parque tem aquelas famosas cervejarias onde é possivel beber e comer o dia todo, tem areas para praticas dos mais variados esportes, tem a torre chinesa e acredite, tem surf. Com uma simples obra de engenharia fizeram possivel a pratica de surf no rio que atravessa o parque. Cuidado ao tentar, e existe uma area mais facil para comecar no interior do parque, é só procurar! (free, 1 dia)
Dusseldorf – um dos centros de arte, moda e telecomunicacao do país. A cidade é considerada uma das melhores para se viver no mundo, e localizada no noroeste da Alemanha, faz fronteira com a Holanda e é um importante ponto logistico no pais. Possui tambem uma das melhores universidade alemas. Anualmente acontece a feira de tecnologia, conhecida como Euromold.
Top 3 “coisas” para se fazer:
- Feira Euromold – uma das maiores feiras de desenvolvimento de produtos, manufaturados e patentes. Observamos que no ano de 2015 uma das areas que mais esta em desenvolvimento nessa feira sao as impressoras 3D. (2 dias, 14euros)
- Konigsallee – conhecida como uma das avenidas mais elegantes do pais em funcao das lojas, da moda, dos restaurantes, da arquiterura e do proprio rio que a atravessa. Vale uma caminhada pela regiao a noite. (free, 2h)
- Cidade antiga – a cidade antiga possui varios restaurantes, bares, cervejarias, churrasqueiras de joelho de porco e é o ponto de encontro de todos. Vale tomar uma Altbier, conhecida cerveja da regiao.
Stuttgart – conhecida por ser a sede das empresas automobilisticas, Mercedez-Bens e Porsche, alem da Bosch, ninguem imagina que esta cidade está rodeada de montanhas e vales, o que faz dela um centro produtor de vinho, e por incrivel que pareca, no meio da cidade. Com um excelente clima, grandes parques e desenvolvimento de fazer inveja a muitas outras, é uma das principais cidades da Alemannha.
Top 3 “coisas” para se fazer:
- Oktoberfest local – apenas de nao ser na regiao da Bavaria, possui uma excelente festa, a ponto de ser ate melhor em alguns outros pontos pois nao existem tantos turistas. Geralmente acontece na mesma epoca do de Munique mas dura um final de semana mais.
- Museu da Mercedez-Bens – um dos maiores fabricantes de automoveis do mundo comecou aqui. Para homegear sua mulher lancou o primeiro carro com esse nome e por ai foi crescendo.
- Cidade antiga – caminhe pelo castelo e parque (Shclossgartene) e pelas arruelas da cidade antiga. Varias atrações incluindo museus, bares, lojas, restaurantes, shoppings, enfim, não deixe de caminhar por essa area.
Frankfurt – a capital financeira da Europa que abriga a sede do Banco Central Europeu. É considerada uma das melhores cidades para se viver e seu aeroporto é também um dos mais movimentados do mundo.
- Mercado central – local pouco comentado por todos mas que possui comida e bebida típica, alem de um grande movimento. As filas para se comprar o sanduíche de lingüiça são enormes. (free, 4h)
- Skyline – o principal cartão postal da cidade por ser o centro financeiro da Europa e por ter optado por modernizar sua cidade antiga após a 2a Guerra Mundial. (free, 4h)
- Cidade antiga – caminhe pela cidade e procure observar o chão. De vez em quando ira se deparar com as conhecidas “pedras do tropeço”, que sinalizam quais famílias e pessoas moravam na casa em frente e foram retiradas, sendo varias assassinadas, pelos nazistas. (free,2h)